quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Medo de avião.

Hoje vou falar de outro assunto que é muito importante que é o medo de avião. Vou citar alguns casos de situações que ocorreram comigo que demonstram bem como as pessoas reagem a esse medo.


Pra começar vou contar um caso que aconteceu esse ano. Estava em congonhas e naquele dia chovia bastante, o nosso voo atrasou e a aeronave que faria nosso voo pra Curitiba foi trocada. A anterior teve que ir pra manutenção. Entrei e me sentei normalmente, como o modelo de avião foi trocado virou assento livre. Estava tudo normal até que uma mulher saiu do assento e correu pra fora do avião falando pra aeromoça que não iria sair de congonhas chovendo. Tentaram acalmar ela mas não houve jeito ela não queria voltar pro avião e não podia forçar ela a voltar. O voo acabou atrasando um pouco mais, porém cheguei em Curitiba sem qualquer problema.

Uma segunda história quando eu e meu irmão passamos por um aborted take off (abortar decolagem) o avião deu uma volta e fez outra decolagem essa sem problemas, meu irmão ficou com medo pois não conhecia o procedimento de abortar decolagem. Não só meu irmão mas eu percebi que várias pessoas no avião estavam assustadas.

Em terceiro vou falar de mim, eu tinha fobia de avião até os 17 anos. Eu não entrava em 1 de maneira alguma. Isso tudo aconteceu pois quando eu era criança eu acabei despencando de uma altura de uns 5 a 6 metros de um shopping e fiquei traumatizado, meu medo de altura era tão grande que eu não andava nem de elevador.

Dei 3 exemplos diferentes de situação que podem causar medo de voar, a primeira causado pelas notícias, a segunda pela insegurança e falta de conhecimento e a terceira por traumas. Vou fazer de cada uma agora.


A Mídia 

Infelizmente no mundo inteiro notícia que vende é notícia de tragédia, então sempre que cai um avião e morre muita gente você vai ficar sabendo, não importa aonde. Vou dar um exemplo, todo mundo lembra do acidente da tam em 2007, do da gol em 2006, do da airfrance em 2009, porém também em 2009 um piloto pousou um avião no rio hudson e ninguém morreu, em 2011 um piloto pousou um avião de barriga na polônia e  ninguém se feriu. Embora a notícia do piloto de 2009 que pousou no rio hudson tenha sido amplamente divulgada, a desse ano pouca gente ficou sabendo. Hoje alguns ficaram sabendo que um avião sofreu um acidente e que ninguém morreu, porém a maioria não vai ficar sabendo disso.

É por esse motivo que muitas pessoas criam medo de avião, a mídia influencia as pessoas a acharam que avião é perigoso e se der problema todo mundo irá morrer, quando na verdade a chance de morrer em um acidente aéreo são bem menores do que todos imaginam. Poucos sabem mas a chance de se sobreviver em um acidente aéreo é superior a 90% e não quase 0 como a mídia acaba passando.


                                       Acidente da tam em 2007, todos conhecem essa imagem.

                                  Acidente da polish em 2011 poucos viram, todos sobreviveram.

É claro que não tem como pedir para a mídia divulgar lindas imagens de aviões ninguém quer ver isso, mas precisamos conscientizar as pessoas da verdade. Se cada um de nós explicar para uma pessoa que tem medo podemos reverter esse quadro. Pode parecer difícil mas peço a todos que conheçam pessoas que tem medo para convencê-las que voar é seguro e vamos combater o medo causado pela mídia.

Falta de Informações  

Esse problema geralmente acontece já nos voos.  Quem não está acostumado com os procedimentos de aviação ficam com medo como citei ao abortarem na hora de decolar muitos ficaram confusos. Outra coisa que deixam pessoas com medo é a turbulência, várias pessoas acreditam que turbulências são perigosas quando na verdade não são. Nós pessoas que gostamos de aviação não podemos resolver esse problema porém as companhias aéreas podem.
Esse medo pode ser combatido uma vez que as pessoas recebam essas informações então pensei na maneira mais simples de resolver esse problema todos conhecem as cartilhas de segurança:
                                           Cartilhas de segurança do A320 da TAM

Por que não uma pequena cartilha de procedimentos? Informando aos passageiros o que ocorre em determinadas situações. Nessa cartilha poderia falar o que acontecem ao abortar um pouso ou decolagem e em caso de turbulência coisas básicas que podem acontecer e ajudar as pessoas a perderem esse medo.

                                                  Um exemplo mal feito de cartilha

Isso poderia ajudar muitas pessoas e não é difícil de se fazer, as companhias poderiam pensar nisso.

Traumas 

Esse é o pior de todos, traumas são difíceis de sempre superados e dependem de um tratamento e de força de vontade. Existem vários motivos para se ter trauma de avião, seja pela altura, seja por ver um acidente acontecer, ou até por estar dentro de um acidente.
Esses traumas não são fáceis de superar a maioria exige um tratamento de meses ou até anos. Esse medo só pode ser superado caso a pessoa realmente queira enfrentá-lo senão será impossível.

                                                  Exemplo em foto da fobia aérea.

Por sorte algumas companhias aéreas estão dando tratamento a essas pessoas, fazendo de tudo para que elas superem suas fobias e voem pela primeira vez.

Não é fácil superar o medo de voar seja ele qual for, porém se a pessoa realmente quiser é possível e as companhias podem ajudar. Dei exemplos de como as companhias poderiam fazer as pessoas se sentirem melhor, e de como nós podemos fazer as pessoas se sentirem melhor.

Espero que aproveitem e não esqueçam de ajudar seus amigos.


Discussão: Já teve medo de avião? Como foi seu primeiro voo? Conte nos como foi sua primeira experiência em uma aeronave, e se já passou em situações semelhantes de pessoas com medo.

3 comentários:

  1. Tenho pânico de altura, mas não tenho pânico de avião. Acho que o medo das pessoas na sua maioria é dado por ignorar os reais dados sobre acidentes, pois se comparamos aos acidentes rodoviários veremos que ai sim mora o perigo.
    Talvez as cias pudessem "brincar" mais na hora de uma apresentação de segurança, aliviar a tensão que cerca algumas mentes durante uma decolagem, pois ao distrair as pessoas com entretenimento e menos seriedade tudo fluirá melhor, alias é pra isso que serve um Comissário (agente de segurança) passar confiabilidade ao passageiro. Mostrar que é seguro e que se algo der errado eles estão ali para fazer o possível para que tudo acabe bem. Gostei da dança e da música das orientais (não me lembro da nacionalidade) numa apresentação de segurança, todos prestaram atenção e ainda ganharam belos sorrisos dos passageiros. Mudar o foco do medo para outra coisa mais suave e divertida este é o canal!

    ResponderExcluir
  2. Fala primão. Parabéns pelo Blog, bem completo. Tenho certeza que constituirá um belo profissional nesta área, percebe-se tua afeição pela mesma. Abraços !!!

    ResponderExcluir
  3. Nunca tive medo de aviao, so num caso de um certo amigo q falo sobre os fokker 100 q vivia caindo (se bem q dps ele falo q a midia q falava isso). A primeira vez n lembro ao certo como foi + lembro q foi com a varig a viagem foi bem tranquilo e os lanches eles davam com COCA cola (agr n daum +,=( e com direito de pedir + ) bons tempos q era antigamente.. =)

    Continue com o bom trabalho o/

    ResponderExcluir